Minhas pesquisas sobre pessoas que estão redefinindo o que é ter 50+ me levaram (virtualmente) até a Itália, onde encontrei a Emma Pucci. Uma ourives que virou estilista meses antes de completar 50 anos. Suas roupas são criadas para realçar a beleza da mulher madura. Fiquei curioso em conhece-la melhor e saber como era o envelhecer num país que dita os conceitos de beleza para o resto do mundo. Essa a história que a Emma me contou...
Emma Pucci é uma designer italiana com 51 anos e que não tem medo de mostrar seus cabelos grisalhos. Herdeira de uma família de agricultores, cresceu sob forte influência de uma avó feminista que teve uma infância muito pobre e que hoje tem 103 anos, e uma mãe, que apesar de agricultora, conseguiu ir a escola e está com 74. Três gerações de mulheres que se complementam e que afirmam a autonomia feminina e a liberdade de escolha.
Mas, ainda que autônomas e donas do próprio nariz, tanto a mãe quanto a avó seguiram padrões tradicionais impostos pela sociedade, dentre eles, o casamento convencional e o hábito de pintar os cabelos grisalhos. Emma conta que elas tiveram cabelos grisalhos ainda muito jovens e passaram a pintar até que deixaram isso para trás e assumiram a idade. Emma, no entanto, fez a diferença! Desde que os primeiros fios apareceram, resolveu exibi-los!
Na Itália, segundo Emma, ainda há uma imposição para as mulheres pintarem os cabelos grisalhos e esconderem a idade. “Elas têm 50 anos e querem ser sexy. Elas não querem ser mais jovens, mas querem ser valorizadas. Na Itália, as mulheres não querem falar dos 50 - elas têm 40 para sempre!”.
Rompendo com o padrão italiano de beleza e com o estigma da idade, Emma resolveu assumir os cabelos grisalhos e empreender um novo negócio aos 49 anos.
Com o olhar apurado sobre moda, Emma destaca que a sociedade ainda impõe às pessoas como elas devem se vestir, mas isso não é o que as mulheres querem. “Elas querem algo único, feminino e sexy”.
A designer irreverente que traz consigo boas pitadas de humor, acredita que a sua roupa é confortável e elegante e o humor transparece em sua moda. “Se você vive com humor, tudo parece mais leve.”
Emma explica que a roupa destaca a sua personalidade e que “uma mulher na casa dos 50 anos que usa roupas excessivamente transparentes não está apreciando o que os 50 podem fazer por ela. Esta mulher ainda está prestando muita atenção ao corpo e não ao que se tornou.”
Emma Pucci, aos 51 anos, não ignora as mudanças na nova fase da vida e afirma que é importante questionar se está envelhecendo na direção certa e fazer as escolhas de acordo com as mudanças que estão por vir.
Emma nos deixa um conselho de sua mãe: “Você tem que ser do jeito que quiser, mesmo que os outros não concordem com suas escolhas. Viva a vida do seu jeito, desde que ele te faça feliz. Não existe apenas uma escolha”.
É por isso tudo que virei seu fã.
Siga a Emma no @pucciemma
#melhoridade #curtiravida #envelhecer #grisalho #envelhecerbem #60mais #historiasinspiradoras #pessoasinspiradoras #terceiraidade #So50 #MagnoBarros #EmmaPucci
compartilhe!
Commenti